A premissa básica dos ambientes multiusuários é a ampliação do acesso aos espaços de pesquisa e a otimização do uso de todos os equipamentos e recursos pela comunidade científica (interna e externa), assim como já prevê a Política de Inovação da Itep.
Assim, no Itep os Laboratórios Multiusuários dão suporte às atividades de PDI, disponibilizando equipamentos e serviços especializados, no âmbito de uma estratégia para racionalizar e ampliar o alcance dos investimentos institucionais em infraestrutura tecnológica. Têm como perspectivas atender as demandas de grupos de pesquisa do Itep, bem como de outras instituições públicas ou privadas.

Profissionais altamente qualificados e utilizando metodologias internacionalmente reconhecidas.
Para a comunidade externa os Laboratórios do Multiusuários do Itep proporcionam diversas possibilidades de parcerias de caráter científico e tecnológico. Assim sendo, destacamos, a seguir, algumas diretrizes para os Laboratórios Multiusuários:
Considera-se laboratório com perfil de utilização multiusuário aquele que reúna equipamentos complementares e/ou compartilháveis, disponibilizados a diferentes usuários do Itep ou de instituições externas;
Os equipamentos de laboratórios do Itep adquiridos para uso multiusuário devem ser compartilhados com a comunidade científica em geral, em consonância com a Política de Inovação do Instituto;
Os espaços multiusuários deverão estar disponíveis para agendamento com disponibilização de agenda pública.