na Diretoria de Marketing do Itep, com uma submeta definida no contrato de gestão entre o instituto e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de Pernambuco. A unidade possui um projeto fomentado pelo CNPq voltado para a consolidação do núcleo e para difusão, proteção, valoração e transferência de tecnologias que fortaleçam a instituição e o estado na área da propriedade intelectual.
O objetivo geral do NIT é gerir a política de inovação do ITEP, apoiando as atividades de desenvolvimento tecnológico e fomentando a cultura da propriedade intelectual, de modo a
despertar em seus membros e nas comunidades acadêmica e científica o interesse pela proteção das pesquisas desenvolvidas no âmbito da instituição.
OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO NIT SÃO:
- Avaliar produtos decorrentes de atividades e projetos de pesquisa
e de inovação realizados no ITEP, analisando a conveniência de
promover a proteção da propriedade intelectual e sua divulgação - Se for o caso, registrar a propriedade intelectual dos produtos
resultantes de atividades de pesquisa e de inovação realizados no
ITEP, acompanhando-os no âmbito administrativo e/ou jurídico - Valorar, negociar e promover a transferência e gestão tecnológica
do ITEP com o auxílio do corpo jurídico do ITEP - Estimular o empreendedorismo via programa de incubação de
projetos/empresas do ITEP, potencializando a inovação.

O programa de incubação de empresas do ITEP é voltado a projetos relacionados às tecnologias para a sustentabilidade ambiental com foco nas seguintes áreas:
- Engenharia Sustentável
- Engenharia e Operação de Redes
- Energia sustentável
- Sustentabilidade em Matrizes Ambientais
- Alimento Seguro e Sustentável
- Gestão Territorial Sustentável (incluindo Logística reversa)
- Laticínios
- Ovinocaprinocultura
- Gesso
- Vitivinicultura
- Moda/têxteis
- Apicultura
- Aquicultura

Katlin Machado
Instituto de Tecnologia de Pernambuco. 79 anos de história.
Confira abaixo alguns depoimentos de startups graduadas no na Incubatep e descubra de que maneira o programa de incubação de empresas de base tecnológica do itep pode ser benéfico para a sua ideia de negócio inovador.

Érika Moura - Arquiteta e urbanista
“O mestrado contribuiu para o ingresso na carreira acadêmica, lecionar é um dos meus objetivos. O curso interdisciplinar na área de meio ambiente, com professores de excelente qualidade, me permitiu uma grande evolução profissional”.

Felipe Coelho - Biólogo, Gerente de Meio Ambiente da Reserva Camará
“Cursei o Mestrado em parceria com a empresa, objetivando o crescimento profissional. Continuar exercendo o meu trabalho foi uma possibilidade ímpar que o Mestrado Profissional me proporcionou. Minha dissertação foi aplicada a um trabalho desenvolvido pela empresa e hoje é utilizada como referência pelos meus superiores. Já tinha feito três especializações, mas o Mestrado Profissional, sem dúvida, é mais reconhecido pelas empresas. Além disso, o Mestrado permitirá meu ingresso no Doutorado, que está nos meus planos agora, ampliando minhas competências com a possibilidade de atuar na área acadêmica”.

Glauber Carvalho - Engenheiro de pesca do Itep
“O Mestrado me proporcionou qualificação na área ambiental e foi importante para ampliar meus conhecimentos. Conciliar as aulas sem precisar me afastar do ambiente do trabalho foi decisivo para mim. Ao concluir o curso, recebi o convite para lecionar no Mestrado e gerenciar o laboratório onde atuo”

Sílvio Mário - Biólogo do Itep
“A possibilidade de fazer o curso sem sair do mercado de trabalho foi primordial para mim. Sem dúvidas, o Mestrado Profissional nos projeta e também amplia bastante o networking. A pesquisa que resultou na minha dissertação gerou um novo serviço no meu local de trabalho e também obtive crescimento na empresa”.

Henrique Pinto - Engenheiro civil, sócio da Geosistemas Engenharia e Planejamento LTDA
“O mestrado me permitiu conciliar o trabalho de sócio de uma empresa com as atividades acadêmicas. Trabalhei com remediação de áreas degradas por exploração de jazidas no Recife. Hoje, posso aplicar os conhecimentos adquiridos no Itep nos projetos de engenharia da empresa”.

Luiz Antônio de Melo - Engenheiro Civil - Diretor da Fundacentro
“Na minha área de atuação (Segurança do Trabalho) é muito importante estar em constante atualização. São novas normas regulamentadoras, novas legislações, por isso buscamos atualização contínua. O Mestrado Profissional me proporcionou isso e também me trouxe reconhecimento profissional. Minha dissertação foi publicada por uma editora alemã e ganhei prêmios na minha área de atuação. Acredito que o Mestrado Profissional trouxe diferencial ao meu currículo”.