Programa de Incubação de Empresas
O programa de incubação de empresas de base tecnológica do ITEP, visa apoiar ações para o desenvolvimento, crescimento e consolidação de novos empreendimentos inovadores, como forma de promover o empreendedorismo alinhado ao desenvolvimento regional sustentável. Por isso, é voltado a projetos relacionados às tecnologias para a sustentabilidade ambiental com foco nas seguintes áreas:
- Engenharia Sustentável
- Engenharia e Operação de Redes
- Energia sustentável
- Sustentabilidade em Matrizes Ambientais
- Alimento Seguro e Sustentável
- Gestão Territorial Sustentável
- Laticínios | Gesso
- Vitivinicultura
- Apicultura
- Aquicultura
O regime de incubação na INCUBATEP compreende 03 estágios: Pré-Incubação, Incubação, Pós-Incubação.
PRÉ-INCUBAÇÃO
Com duração de seis meses, é voltada a empreendimentos em fase de concepção. Os projetos enquadrados nessa modalidade recebem orientações e capacitações técnicas para o desenvolvimento empreendedor, conhecimento de mercado e estratégias de atuação. Nessa fase, o ambiente é compartilhado. Para passar para a INCUBAÇÃO, os projetos pré-incubados deverão ser avaliados ao final do período.
INCUBAÇÃO
Fase em que o empreendimento está relativamente estruturado em relação à equipe e ao plano de negócios. O projeto poderá entrar nesta fase sem necessariamente passar pela PRÉ-INCUBAÇÃO, desde que seja classificado na seleção diretamente nesta modalidade. Nesta fase, os projetos trabalham em salas individuas com acesso a infraestrutura compartilhada. Os empreendedores recebem orientações e capacitações oferecidas pela INCUBATEP e/ou parceiros afim de contribuir para o desenvolvimento e consolidação da empresa no mercado. O prazo de duração é de até 24 meses.
PÓS-INCUBAÇÃO
Fase destinada a EMPRESAS INCUBADAS já concluíram a INCUBAÇÃO. Nessa modalidade, ainda se faz uso racional individual e compartilhado de uma infraestrutura física e de apoio gerencial, visando contribuir na consolidação da empresa no mercado. O objetivo da PÓS-INCUBAÇÃO é estimular parcerias com os novos incubados e transferir experiência empresarial. O enquadramento nesta modalidade é exclusivo para empresas que participaram do regime de INCUBAÇÃO e foram aprovadas para continuidade na INCUBATEP, cujos critérios de seleção levaram em conta o posicionamento da empresa no mercado, aptidão para transferência de experiências para os novos incubados e atratividade a investidores e parceiros. O prazo de duração é determinado pelo ITEP.
MODALIDADES DE INCUBAÇÃO
Empreendimentos incubados não residentes
Modalidade de incubação na qual o empreendimento incubado localiza-se fora do espaço físico da incubadora,
podendo dispor de espaço fisco para uso compartilhado, além dos os serviços oferecidos pela INCUBATEP, mantendo um vínculo formal para desenvolver plenamente seus projetos.
Empreendimentos residentes
Modalidade de empreendimento que utiliza a infraestrutura e os serviços oferecidos pela INCUBATEP sem ocupar espaço físico, mantendo vínculo formal para desenvolver plenamente seus projetos. Este é um regime especial e só poderá ser exercido pelas empresas aprovadas na seleção da INCUBATEP, apenas nos casos de grande interesse da INCUBATEP que analisará a sua viabilidade ou não, e terá regras próprias definidas no Termo de Adesão.
O programa de incubação de empresas do ITEP é voltado a projetos relacionados às tecnologias para a sustentabilidade ambiental com foco nas seguintes áreas:
- Engenharia Sustentável
- Engenharia e Operação de Redes
- Energia sustentável
- Sustentabilidade em Matrizes Ambientais
- Alimento Seguro e Sustentável
- Gestão Territorial Sustentável (incluindo Logística reversa)
- Laticínios
- Ovinocaprinocultura
- Gesso
- Vitivinicultura
- Moda/têxteis
- Apicultura
- Aquicultura