Your Trusted 24 Hours Businext Service Provider !

Notícias Itep

Equipe do UC Pernambuco realiza estudos na Mata de São Bento

Equipe do UC Pernambuco realiza estudos na Mata de São Bento

O Programa UC Pernambuco cai em campo novamente e promove visita técnica na Floresta Urbana (FURB) Mata de São Bento, localizada no município de Abreu e Lima. Na última sexta-feira (19), especialistas da Sistêmica Consultoria, acompanhados de integrantes da Colônia de Pescadores Porto Jatobá, realizaram os levantamentos primários que vão compor o diagnóstico socioambiental da região.

Utilizando-se da metodologia de avaliação ecológica rápida, a equipe de pesquisadores percorreu, por meio de trilha aquática e terrestre, toda a FURB, além de sua área de entorno pelo estuário do Rio Timbó. No local, foram visitadas áreas de mata, manguezais e rios sendo observados aspectos da fauna, flora, meio socioeconômico, aspectos físicos e ambientais da UC. Na ocasião, também foram realizadas diversas entrevistas com atores locais, cujos resultados já apontam questões de uso e ocupação do espaço.

Já visualizando potencialidade do ecoturismo no local, a equipe visitou também as ruínas do Forno da Cal, construído no século XVII para fornecer cal para as lavouras de cana de açúcar, e da Igreja de São Bento da Ordem Beneditina, datada de 1660. A região possui um aspecto histórico riquíssimo, contando a história não só de Pernambuco, mas do Brasil, que vai desde o processo de colonização até a evolução de uso e ocupação da localidade.

No âmbito do Programa UC Pernambuco, a FURB Mata de São Bento está inserida no Agrupamento Metropolitano Norte, que contempla ainda as Matas de Jaguarana e do Janga, localizadas no município de Paulista. Para as três Unidades de Conservação estão previstos a elaboração de Diagnósticos Socioambientais, Planos de Manejo e implementação de Conselhos Gestores. A Sistêmica Consultoria é a instituição contratada pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) para atuação neste agrupamento e ficará responsável pela mobilização social e por trabalhar os diagnósticos, que subsidiarão as demais etapas do projeto, apontando elementos fundamentais para os Planos de Manejo de cada Unidade de Conservação.

HISTÓRICO – A Reserva de Floresta Urbana (FURB) Mata de São Bento está localizada no município de Abreu e Lima e possui uma área total de 109,6 hectares. Foi criada em 1987 como Reserva Ecológica e recategorizada, em 2011, como Floresta Urbana, a fim de ser compatibilizada nas categorias criadas pelo Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC). A Unidade de Conservação é constituída pelo remanescente de Mata Atlântica, apresentando a proteção da zona estuarina do Rio Timbó e a proteção do relevo e do solo como critérios de preservação.

PROGRAMA – O Programa UC Pernambuco é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e recebe recursos provenientes da compensação ambiental arrecadados pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), órgão responsável pelo gerenciamento das Unidades de Conservação no Estado. O objetivo é a promoção de soluções integradas no que diz respeito à gestão ambiental de UCs. Ao todo, serão contempladas 47 unidades, distribuídas por 35 municípios, localizadas em áreas dos biomas Caatinga e Mata Atlântica e ecossistemas associados, que estão divididas em agrupamentos para execução do Programa.

  

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
  • Attributes
  • Custom attributes
  • Custom fields
Compare
Wishlist 0
Open wishlist page Continue shopping