Your Trusted 24 Hours Businext Service Provider !

Notícias Itep

Governo de Pernambuco inicia estudos ambientais em nove unidades de conservação do Estado

Governo de Pernambuco inicia estudos ambientais em nove unidades de conservação do Estado

Semas promoverá webinários do Programa UC Pernambuco voltadas à população e entidades envolvidas direta ou indiretamente com as reservas

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), dará início, esta semana, aos estudos ambientais de nove áreas protegidas do Estado. A iniciativa faz parte do Programa UC Pernambuco, que contemplará ao todo 47 Unidades de Conservação (UCs). O pontapé ocorrerá, nesta terça-feira (21), às 10h, com o primeiro webinário da iniciativa que abrangerá seis UCs localizadas nos municípios de Tamandaré, Sirinhaém, Rio Formoso, Barreiros e Ipojuca. Já na quinta (23), nova frente de trabalho será aberta envolvendo três florestas urbanas situadas nos municípios Abreu e Lima e Paulista.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, o primeiro passo do processo de construção dos estudos será a realização de webinários de esclarecimentos à população. Elas vão marcar o início do projeto nos territórios, junto aos atores sociais das UCs. O objetivo é informar à sociedade e especialmente às pessoas envolvidas direta ou indiretamente com as reservas (moradores, pescadores, comerciantes, ambientalistas, lideranças comunitárias e entidades), sobre como serão desenvolvidos os trabalhos e como participar.

“A participação popular é fundamental em todo o processo. Por isso, os primeiros webinários focarão em apresentar às pessoas e instituições que vivenciam ou atuam nestas áreas o passo a passo dos estudos ambientais que vão acontecer na localidade. Todos podem se envolver nas ações e contribuir para a conservação e o desenvolvimento sustentável do estado”, disse Bertotti. Os eventos serão transmitidos no YouTube pelos canais da Semas-PE e do Itep/OS (organizadora contratada pela Semas). Para ter direito ao certificado, é preciso se inscrever pelo link sympla.

O Programa UC Pernambuco recebe investimentos na ordem de R$ 4,7 milhões, recursos provenientes da compensação ambiental arrecadados pela CPRH. Ele prevê a elaboração e revisão de Diagnósticos Socioambientais Participativos, Planos de Manejo e implantação de Conselhos Gestores, além da indicação de oportunidades de criação de Corredores Ecológicos. A iniciativa contempla mais de 40 UCs em áreas dos biomas Caatinga e Mata Atlântica e ecossistemas associados, que estão divididas em agrupamentos para execução do programa. Os trabalhos iniciam pelos grupos intitulados “Litoral Sul” e “Metropolitano Norte”.

O “Agrupamento Litoral Sul” abrange as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) de Guadalupe, Sirinhaém, Marinha Recifes Serrambi, Estuarina do Rio Formoso, Estuarina do Rio Carro Quebrado, Estuarina dos Rios Sirinhaém e Maracaípe. No caso da APA de Guadalupe, que já possui Conselho Gestor e Plano de Manejo, será realizada a atualização do diagnóstico socioambiental e do instrumento de gestão, enquanto nas APAs Estuarinas será realizada, apenas, a etapa de diagnósticos.

Já o “Agrupamento Metropolitano Norte” contempla as Florestas Urbanas (FURB) Mata de São Bento, Mata de Jaguarana e Mata do Janga, nos municípios de Abreu e Lima e Paulista. Para estas, que também são Unidades de Conservação geridas pela CPRH, serão elaborados Diagnósticos Socioambientais, Planos de Manejo e implementados os Conselhos Gestores.

Agenda – O programa ainda abrirá novas frentes de ação em setembro. Está prevista a realização de oficinas no dia 29 para as UCs do Agrupamento Canal de Santa Cruz, no Litoral Norte; e no dia 30 para as reservas do Agrupamento de Aldeia. Já em outubro, os trabalhos vão ganhar mais tração. Haverá oficinas para os Agrupamentos Metropolitano Oeste e Metropolitano Sul.


Serviço

O que: Governo de Pernambuco inicia estudos ambientais em nove unidades de conservação do Estado
Quando: a partir desta terça-feira (21), às 10h;
Onde: YouTube/SemasPernambuco

Inscrições

1. Webnário do Agrupamento Litoral Sul – 21/09
https://www.sympla.com.br/lancamento-do-programa-uc-pernambuco-no-agrupamento-litoral-sul__1344181

2. Webnário do Agrupamento Metropolitano Norte – 23/09
https://www.sympla.com.br/lancamento-do-programa-uc-pernambuco-no-agrupamento-metropolitano-norte__1344001

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
  • Attributes
  • Custom attributes
  • Custom fields
Compare
Wishlist 0
Open wishlist page Continue shopping