Untitled Document
Untitled Document
pten

Muito antes de Pernambuco se consolidar como polo de tecnologia e economia criativa, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) já investia na área, apoiando o desenvolvimento de empresas base tecnológica e contribuindo para o estabelecimento da cultura empreendedora em Pernambuco. Pioneiro na incubação de empresas no Estado, o instituto passou a abrigar, em 1990, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Pernambuco (Incubatep).

A Incubatep surgiu por meio da articulação de diversas instituições, incluindo a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade de Pernambuco (UPE), o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), o SEBRAE, a Sudene, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia. A rede de incubadoras do ITEP foi ampliada e, atualmente, conta com unidades nos municípios de Caruaru (ITAC), Serra Talhada (Incubadora do Pajeú) e Petrolina (INVASF). Além de fornecer infraestrutura de apoio físico às empresas incubadas, o Itep proporciona atividades de capacitação técnica-empresarial, preparando as empresas para o mercado e contribuindo para o fortalecimento da economia de Pernambuco. 

Com mais de 120 graduadas, o Programa de Incubação de Empresas do Itep vem cumprindo sua missão estratégica de desenvolver empresas de base tecnológica, promovendo também a interiorização do empreendedorismo e da inovação, como também a geração de renda, de empregos especializados e convencionais nas diversas regiões de Pernambuco.

MISSÃO

Apoiar o desenvolvimento e a consolidação de empresas inovadoras de base tecnológica, contribuindo para a criação de uma cultura empreendedora moderna e o fortalecimento da economia de Pernambuco.

VISÃO

Ser um ambiente modelo em Pernambuco na estruturação de empreendimentos competitivos, promovendo a cooperação entre o instituto, o governo e a iniciativa privada.

OBJETIVOS

- Estimular o surgimento de novos empreendimentos de base tecnológica em Pernambuco, associados às áreas de atuação do programa

- Disseminar a cultura do empreendedorismo em Pernambuco

- Criar mercado para o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas

- Possibilitar uma maior aproximação entre o meio acadêmico e o empresarial através do estímulo ao surgimento de spin-offs acadêmicos e aos processos de transferência de tecnologia

- Apoiar e incentivar o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços de alto valor agregado e relevantes para o desenvolvimento sustentável do Estado

- Estimular o conhecimento da CT&I, com o objetivo de desenvolver ou aperfeiçoar produtos, processos, sistemas ou serviços visando o interesse empresarial ou social.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O programa de incubação de empresas do ITEP é voltado a projetos relacionados às tecnologias para a sustentabilidade ambiental com foco nas seguintes áreas:  

 - Engenharia Sustentável

- Engenharia e Operação de Redes

- Energia sustentável

- Sustentabilidade em Matrizes Ambientais

- Alimento Seguro e Sustentável 

- Gestão Territorial Sustentável (incluindo Logística reversa) 

- Laticínios 

- Ovinocaprinocultura

- Gesso

- Vitivinicultura

- Moda/têxteis

- Apicultura

- Aquicultura.

 

 

Untitled Document