ITEP - OS
Organização Social com Contrato de Gestão com o Estado de Pernambuco.

Itep e Imagem debatem tendências da Geotecnologia no Brasil

14.01.2013



O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) e a empresa Imagem, especializada no desenvolvimento e capacitação em Geotecnologias, promovem, na quinta-feira (21), seminário para apresentar as principais tendências de Sistemas de Informações Geográficas (GIS) na nuvem e Geocolaboração e também debater as possibilidades do mercado de trabalho de Geotecnologias no Brasil.

 

O evento, que acontecerá no auditório Pelópidas Silveira, na sede do Itep, marcará o início da Cooperação Técnica que o Instituto, por meio da Unidade de Geoinformação (Ugeo), está firmando com a Imagem, contribuindo para a difusão das Geotecnologias em Pernambuco, através de treinamentos e ações voltadas para sociedade.  As inscrições para o evento poderão ser feitas online: http://www.itep.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1360&Itemid=670.

 

O seminário terá dois momentos. Pela manhã, das 8h às 12h, as palestras terão como público-alvo professores, pesquisadores e estudantes de universidades e demais instituições de ensino, ligados aos cursos de Engenharias, Geografia, Geociências, Arquitetura e outros afins em que a Geotecnologias criam diferenciais na sua formação profissional. Os palestrantes serão: Humberto Figliuolo (especialista em GIS aplicado da Imagem) – Conectados ao mundo pela Geografia; Gabriela Ippoliti (líder Educação - Imagem) – O diferencial do G: GIS, Geotecnologia, Geoprocessamento & o mercado de trabalho; e Ivan Dornelas (diretor executivo-comercial do Itep) – O Itep no contexto das Geotecnologias.

 

À tarde, das 14h às 18h, o evento terá como foco as redes e infraestruturas para o compartilhamento e gestão de informações geoespaciais, sendo destinado a secretários estaduais e municipais, gestores e técnicos do Governo do Estado, governos municipais, empresas privadas e demais interessados em inteligência geográfica, apresentando o que há de mais atual para o planejamento, tomada de decisão e ações integradas.

 

Será apresentado o projeto ArcGIS para IDE (Infraestrutura de Dados Espaciais) e os direcionadores que levam as organizações, o Estado e as empresas a criarem redes e infraestruturas para o compartilhamento das informações geoespaciais, bem como os elementos de uma IDE, com destaque para a infraestrutura tecnológica apoiada em soluções de computação na nuvem. Cases de sucesso na utilização de geotecnologias na gestão operacional também serão mostrados.

 

Haverá palestras de Ivan Dornelas (diretor executivo-comercial do Itep) – O Itep no contexto das Geotecnologias; Humberto Fligliuolo (especialista em GIS aplicado da Imagem) – GIS na nuvem e Geocolaboração: Estado da arte e aplicação em desafios de gestão; Fábio Fernandes da Silva (engenheiro cartógrafo do Departamento de Cartografia e Geoprocessamento da Chesf) – GIS corporativo na Chesf: presente e futuro; e Lúcio Graça (diretor da Imagem) – GIS como plataforma para Infraestrutura de Dados Espaciais.

 

Mais informações

http://www.itep.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1360&Itemid=670

www.img.com.br

brascomti