Untitled Document
Untitled Document
pten

31.07.2012

Em agosto de 2011, o Itep solicitou seu cadastro como editor no ISBN, com o intuito de obter um cadastro editorial para ser utilizado nas suas publicações. Já são 41 publicações com números de ISBN, com cadastro na Biblioteca Nacional, instituição responsável pela produção técnica e científica no Brasil. A primeira publicação no Itep a receber o ISBN foi a cartilha “Barragens vão melhorar a vida na Mata Sul, produzida pela Unidade Gestora de Projetos de Barragens (UGP Barragens).

 

Entre essas publicações encontram-se os Estudos de Impacto Ambiental relativos a estas barragens, bem como os Manuais de Inspeção de Qualidade de Uvas volume 1 e 2, sobre o acompanhamento da exportação de frutas do Vale do São Francisco na Holanda, e um e-book sobre as atividades da equipe da Memória Técnica reunidas em seminário realizado em março de 2012.

Segundo a bibliotecária Simone Rosa, da Diretoria Técnica, o sistema ISBN serve como um elemento – chave em sistemas de pedido e inventário para editores, vendedores de livros, bibliotecas e outras organizações. É a base para a coleta de dados em novas e futuras edições de publicações monográficas para guias utilizados por todo comércio de livros. O uso do ISBN também facilita o gerenciamento de direitos e a monitoração dos dados de venda para indústria editorial.


O ISBN - International Standard Book Number - é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras lingüísticas e facilita a sua circulação e comercialização.

Untitled Document