Itep celebra 80 anos de história!

A Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP/OS) celebra na quinta-feira (13), 80 anos de história. Motivada pelas transformações no ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação, renovou sua identidade visual e o compromisso de seguir firme para os desafios do futuro.
O Itep foi criado no dia 13 de outubro de 1942, como fruto de um movimento encabeçado por professores e engenheiros oriundos da Escola de Engenharia (UFPE) para instalar no Estado um instituto voltado para o aprimoramento tecnológico nas áreas de Solos e Fundações, Química Industrial e de Materiais de Construção, baseando-se no exemplo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), de São Paulo. Entre estes profissionais estavam o ex-prefeito Pelópidas Silveira, Antônio Baltar, Murilo Coutinho e Sizenando Carneiro Leão, então presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado.
Ao longo de sua trajetória, o Itep teve 27 presidentes (sendo quatro mulheres), dos quais três dirigiram a instituição em dois períodos. Os primeiros presidentes do Itep foram: Murilo Domingues Coutinho (março de 1943 a fevereiro de 1946), João Holmes Sobrinho (fevereiro a agosto de 1946) e Almir Fernandes Barros (agosto de 1946 a agosto de 1948). Por ocasião do aniversário dos 30 anos do Itep, o então presidente Saul Zaverucha apresentou o projeto de construção da nova sede na Cidade Universitária, num terreno de 12 hectares cedido pelo Ministério da Agricultura. A nova sede foi inaugurada em 1986, na gestão do presidente Roldão Gomes Torres.
Nestes 80 anos, o Itep passou por diversas mudanças jurídicas, tendo sido autarquia e fundação pública. Em 2003, o Governo do Estado implementou uma nova estrutura na máquina administrativa e extinguiu a Fundação Itep, tendo sido criada a Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) por então colaboradores da fundação, uma entidade civil sem fins econômicos para prestação de serviços ao Estado.
Este novo Itep, qualificado como organização social pelo Governo do Estado, mantém contratos de gestão com a administração estadual em diversas áreas:
Educação Profissional e Tecnológica, Meio Ambiente, Tecnologia e Comunicação Digital, Empreendedorismo e Inovação, Conectividade. Também forma profissionais em tecnologia ambiental num programa de mestrado profissional e presta serviços tecnológicos a empresas privadas e instituições públicas nestas áreas e outras como Química, Microbiologia, Desempenho de materiais e edificações, Gestão Territorial.
Nesse percurso, a experiência aliada ao dinamismo de jovens talentos, a qualidade dos serviços, e o contínuo desenvolvimento de pesquisas e soluções tecnológicas foram alguns fatores que tornaram o Itep uma referência na região.
Atualmente, um direcionamento estratégico orientado pela filosofia de inovação aberta, e uma busca constante de sinergias com atores dos sistemas locais de inovação mantêm o instituto focado em sua missão de “Promover o desenvolvimento e a difusão de tecnologias, bem como a inovação, para a melhoria da competitividade empresarial e territorial visando o desenvolvimento sustentável, especialmente do estado de Pernambuco”.
Vida longa Itep.