ITEP participa de seminário sobre autoavaliação de PPGs

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (02.10), no Auditório do Centro de Ciências Exatas da Natureza (CECN-UFPE), o “Seminário sobre autoavaliação da pós-graduação na CAPES: tendências e estratégias para Pernambuco”; evento que reuniu Coordenadores de Programas de Pós-graduação, Reitores, Pró-Reitores e Diretores de Pesquisa de universidades, e teve como foco a propagação do conhecimento sobre avaliação e autoavaliação dos PPGs. Constaram da programação dois tópicos expositivos.
O primeiro foi sobre “a nova avaliação da CAPES: importância para o avanço dos programas de pós-graduação”, apresentado pela Diretora de Avaliação da CAPES – Sônia Nair Báo; e o segundo focou “as diretrizes para o processo de autoavaliação na pós-graduação”, apresentado por Robert Verhine – Coordenador do GT sobre Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação da CAPES.
O conteúdo programático do evento evidenciou que, com o avanço dos PPGs no Brasil, há necessidade de um processo avaliativo permanente, sempre capitaneado pela CAPES e chancelado pela comunidade acadêmica (nacional e internacional), como subsídio ao aprimoramento e a qualidade do Sistema, uma vez que é autogerido pela comunidade acadêmica e envolve a participação de atores coligados.
O ITEP se fez representar no evento, por intermédio da Profª Drª Daniele de Castro Pessoa de Melo – Coordenadora de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental.