Your Trusted 24 Hours Businext Service Provider !

Programa de Pós-Graduação

Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental

Com foco no investimento em educação superior e técnica, o ITEP mantém há mais de uma década o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental, em nível de Mestrado Profissional (Stricto Sensu). O Mestrado está inserido na Unidade de Pós-Graduação (UPG) e possui conceito 4 em avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Estimulando ações mútuas entre o setor produtivo e a pesquisa, o Mestrado do ITEP vem contribuindo para a qualificação e fortalecimento da tecnologia ambiental em Pernambuco. O Mestrado em Tecnologia Ambiental tem como objetivos:

- Capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho

- Transferir conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local;

- Promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes do setor produtivo, naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação apropriados;

- Contribuir para agregar competitividade e aumentar a produtividade em empresas, organizações públicas e privadas por meio da formação qualificada de pessoal.

PÚBLICO ALVO

Profissionais graduados em áreas relacionadas à Tecnologia Ambiental ou com experiência comprovada na área (especialização, estágios de longa duração, cursos de extensão, etc.).

DURAÇÃO

O Curso tem a duração prevista de 24 meses, com aulas presenciais na sede do ITEP, distribuídas durante duas semanas consecutivas de cada mês (2ª e 3ª), durante 12 meses, no período noturno (19:00h às 22:00h), e aos sábados (8:00h às 13:00h).

COORDENAÇÃO

Professora Daniele de Castro Pessoa de Melo, D.Sc.

SECRETARIA

Rafael José da Silva Júnior

Com área de concentração em Tecnologia Ambiental, o Mestrado estrutura-se em duas linhas de atuação:

GESTÃO E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL (LP1)

Compreende a abordagem de assuntos relacionados a temas voltados à proteção e conservação do meio ambiente e ao gerenciamento e manejo sustentável dos recursos ambientais, incluindo questões relativas à qualidade ambiental do espaço natural e antrópico, compatibilizando o uso dos recursos com a conservação ambiental e os instrumentos de gestão vigentes. Essa linha tem quatro áreas foco:

  • Gestão de Resíduos Sólidos
  • Mudanças Climáticas e Meio Ambiente
  • Recursos Hídricos
  • Gerenciamento Costeiro Integrado.
TECNOLOGIA AMBIENTAL (LP2)

Compreende o estudo dos elementos relacionados com as diferentes composições físicas, químicas e biológicas de resíduos industriais/urbanos e seu potencial de toxicidade sob o ponto de vista da contaminação ambiental. Aborda os aspectos relacionados com tecnologias atuais e alternativas de recuperação de áreas degradadas, considerando a preservação dos recursos naturais. Essa linha tem quatro áreas foco:

  • Contaminação Ambiental
  • Energia e Meio Ambiente
  • Saneamento Básico e Esgotamento Sanitário/Caracterização e Tratamento de Efluentes
  • Tecnologias mais Limpas.

A admissão ao Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental do ITEP, como aluno regular, ocorre mediante processo seletivo anual, regulamentado por edital da Coordenação de Pós-Graduação – CPG, podendo se candidatar quem tenha concluído graduação plena em cursos reconhecidos ou revalidados em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação. O Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental é dirigido a profissionais que atuem direta e/ou indiretamente na área de Tecnologia Ambiental e/ou àqueles que queiram nela ingressar. São oferecidas 24 vagas por ano para o curso, sendo 12 vagas para a linha de atuação de Gestão e Degradação Ambiental e 12 vagas para a linha de atuação de Tecnologia Ambiental.

O curso de Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental terá um custo representado pelo pagamento de 30 (trinta) parcelas no valor de R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais), pagas até o dia 10 de cada mês.

O processo seletivo consta de duas etapas: a primeira, de Prova de Conhecimentos (PC) e Suficiência em Língua Inglesa (SLI) e a segunda, Avaliação de Curriculum Lattes (ACL) e defesa de Proposta de Projeto de Pesquisa, de acordo com calendário divulgado pela Coordenação de Pós-Graduação.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA
  • Ficha de inscrição devidamente preenchida
  • Cópias autenticadas da Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento
  • 01 (uma) foto 3 x 4 recente
  • Cópia do CURRICULUM VITAE cadastrado na Plataforma Lattes, do CNPq e impresso a partir da referida Plataforma o qual deverá estar atualizado até a data limite de inscrição, acompanhado de cópia de documentos comprobatórios, em ordem de citação, do qual devem constar:
  • comprovante de formação acadêmica
  • comprovante de experiência profissional
  • produção científica, técnica e/ou acadêmica.
  • Cópia autenticada do Diploma de graduação ou declaração de conclusão de Curso de Graduação Plena em cursos reconhecidos pelo MEC ou revalidados em instituições reconhecidas pelo MEC
  • Cópia autenticada do histórico escolar de Curso de Graduação Plena.
EDITAIS

Edital Mestrado 2021.2 – Recife

Edital Mestrado 2021.2 – Sertão e Agreste

A integralização dos estudos necessários à conclusão do Mestrado é expressa em unidade de créditos, correspondentes à 15h supervisionadas. Para a obtenção do título de Mestre em Tecnologia Ambiental, o aluno deve completar um total de 32 créditos ou 480h supervisionados, assim distribuídos:

  • 14 créditos em disciplinas do tronco comum
  • 09 créditos em disciplinas por linha de atuação
  • 09 créditos em Dissertação de Mestrado
MÓDULO I
  • 04 Disciplinas Obrigatórias
MÓDULO II
  • 01 Disciplinas Obrigatórias por Linha de Atuação – 45h
  • 02 Disciplinas Eletivas por Linha de Atuação – 45h
TRONCO COMUM – DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
LINHA DE ATUAÇÃO: GESTÃO E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL – LP1
LINHA DE ATUAÇÃO: TECNOLOGIA AMBIENTAL – LP2
ELETIVAS

Dissertação de Mestrado – 135h

De acordo com as normas estabelecidas pela CAPES, através da Portaria Nº 17 de 28 de dezembro de 2009, o trabalho de conclusão do Curso de Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental poderá, entre outros, ter formato de dissertação, revisão sistemática e aprofundada da literatura, artigo, patente, registro de propriedade intelectual, projeto técnico, publicação tecnológica, desenvolvimento de aplicativo, produto, processo ou técnica, estudo de caso, relatório técnico com regras de sigilo, manual de operação técnica, protocolo experimental, protótipo para desenvolvimento ou produção de equipamentos e kits, ou projetos de inovação tecnológica.

Processo Seletivo
2021

Instituto de Tecnologia de Pernambuco. Mais de 78 anos de história.

Confira abaixo alguns depoimentos daqueles que já concluíram o mestrado em Tecnologia Ambiental do ITEP e descubra de que maneira o mestrado do ITEP pode ser benéfico para você e sua carreira profissional.

Érika Moura
quote Created with Sketch.
Érika Moura

“O mestrado contribuiu para o ingresso na carreira acadêmica, lecionar é um dos meus objetivos. O curso interdisciplinar na área de meio ambiente, com professores de excelente qualidade, me permitiu uma grande evolução profissional”.

Felipe Coelho
quote Created with Sketch.
Felipe Coelho

“Cursei o Mestrado em parceria com a empresa, objetivando o crescimento profissional. Continuar exercendo o meu trabalho foi uma possibilidade ímpar que o Mestrado Profissional me proporcionou. Minha dissertação foi aplicada a um trabalho desenvolvido pela empresa e hoje é utilizada como referência pelos meus superiores. Já tinha feito três especializações, mas o Mestrado Profissional, sem dúvida, é mais reconhecido pelas empresas. Além disso, o Mestrado permitirá meu ingresso no Doutorado, que está nos meus planos agora, ampliando minhas competências com a possibilidade de atuar na área acadêmica”.

Glauber Carvalho
quote Created with Sketch.
Glauber Carvalho

“O Mestrado me proporcionou qualificação na área ambiental e foi importante para ampliar meus conhecimentos. Conciliar as aulas sem precisar me afastar do ambiente do trabalho foi decisivo para mim. Ao concluir o curso, recebi o convite para lecionar no Mestrado e gerenciar o laboratório onde atuo”

Sílvio Mário
quote Created with Sketch.
Sílvio Mário

“A possibilidade de fazer o curso sem sair do mercado de trabalho foi primordial para mim. Sem dúvidas, o Mestrado Profissional nos projeta e também amplia bastante o networking. A pesquisa que resultou na minha dissertação gerou um novo serviço no meu local de trabalho e também obtive crescimento na empresa”.

Henrique Pinto
quote Created with Sketch.
Henrique Pinto

“O mestrado me permitiu conciliar o trabalho de sócio de uma empresa com as atividades acadêmicas. Trabalhei com remediação de áreas degradas por exploração de jazidas no Recife. Hoje, posso aplicar os conhecimentos adquiridos no Itep nos projetos de engenharia da empresa”.

Luiz Antônio de Melo
quote Created with Sketch.
Luiz Antônio de Melo

“Na minha área de atuação (Segurança do Trabalho) é muito importante estar em constante atualização. São novas normas regulamentadoras, novas legislações, por isso buscamos atualização contínua. O Mestrado Profissional me proporcionou isso e também me trouxe reconhecimento profissional. Minha dissertação foi publicada por uma editora alemã e ganhei prêmios na minha área de atuação. Acredito que o Mestrado Profissional trouxe diferencial ao meu currículo”.

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
  • Attributes
  • Custom attributes
  • Custom fields
Compare
Wishlist 0
Open wishlist page Continue shopping