Untitled Document
Untitled Document
Portuguese English

O meteorologista Wanderson Santos, ligado ao núcleo de Gestão Territorial Sustentável do ITEP, se reuniu com representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) nesta segunda-feira (04) na sede do ITEP. O objetivo do encontro foi compartilhar o andamento das atividades referentes ao projeto “Estudos de processos hidrológicos como base para o gerenciamento de recursos hídricos no estado de Pernambuco - experimentação e modelagem, cenários atuais e futuros”, realizado via CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Coordenado pela professora da UFPE Suzana Montenegro, o projeto visa a implementação do Sistema de Unidades de Resposta Hidrológica para Pernambuco (SUPer), sistema interativo de modelagem hidrológica e de qualidade de água que utiliza como mecanismo de modelagem a ferramenta de avaliação do solo e da água - Soil and Water Assessment Tool (SWAT) -, desenvolvida pelo TEXAS A&M. A ideia é que o sistema fique hospedado no ITEP. 

“O principal foco é simular os efeitos das práticas de gestão baseadas em uma ampla variedade de culturas, solos, tipos de vegetação e cenários de mudanças climáticas para hidrologia e parâmetros de qualidade de água”, explica Wanderson Santos. O lançamento do sistema está previsto para outubro, durante o VIII Workshop de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco, que será realizado no ITEP.

 

 

 

© 2017 ITEP | Todos os direitos reservados
Untitled Document