Untitled Document
Untitled Document
pten

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) obteve ótimo resultado na avaliação dos Programas de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), relativa ao quadriênio 2013-2016. O Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental ITEP agora conta com nota 4, que atesta o nível de excelência. Ao todo, foram avaliados 27 programas de pós-graduação, nível mestrado profissional, na área das Ciências Ambientais, dos quais apenas 5 (cinco) alcançaram os conceitos 4 e 5, considerados de excelência. O Programa de Pós-graduação do ITEP é o único no Norte-Nordeste com conceito 4.

“Este resultado está insertado em uma conjuntura de fortalecimento do ITEP como uma das Instituições de Pesquisa importantes para o estado de Pernambuco. Três fatores foram responsáveis pelo aumento do conceito da Pós-Graduação do ITEP: o sentimento de coletividade e compromisso do corpo docente e discente, a qualidade dos Trabalhos de Conclusão de Curso e consequente melhoria das publicações, além das parcerias estratégicas com alguns setores produtivos”, destaca Eden Cavalcanti, coordenador do Programa de Pós-graduação do ITEP. 

Atualmente, o PPG-TAM do ITEP tem cerca de 60 alunos matriculados. Dentre os motivos para a boa avaliação, estão a sensibilidade da gestão com a pesquisa, o trabalho dos pesquisadores junto à coordenação do curso e em atividades nos laboratórios da instituição, além da criação de um núcleo de apoio ao programa formado por docentes com o objetivo de melhorar a inserção do corpo docente em editais de pesquisa, com foco na melhoria da produção intelectual.

PESQUISA - No sistema de avaliação da Capes, os programas de Mestrado Profissional recebem notas na seguinte escala: 1 e 2 têm canceladas as autorizações de funcionamento e o reconhecimento dos cursos por ele oferecidos; 3 significa desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade; 4 é considerado um bom desempenho e 5 é a nota máxima para programas com apenas mestrado. Ao todo, foram avaliados 4.175 programas em todo o país, por 1.550 consultores distribuídos em 49 áreas de avaliação.

 

 

 

Untitled Document