Untitled Document
Untitled Document
pten

As mudanças climáticas e os impactos acarretados à biodiversidade e aos recursos hídricos foram o cerne de dois workshops internacionais realizados no Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) de 30 de outubro a 1 de novembro. O VIII Workshop de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco e o V Workshop Internacional sobre Mudanças Climáticas e Biodiversidade na Região Nordeste do Brasil, promovidos pelo Grupo de Pesquisa de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (SERGEO) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), reuniram estudantes, pesquisadores, profissionais e professores e tiveram palestras de especialistas do Brasil e exterior.

O uso de tecnologias para a gestão de recursos naturais foi o destaque desta edição, com o lançamento do Sistema de Unidades de Resposta Hidrológica para Pernambuco (SUPer), sistema interativo de modelagem hidrológica e de qualidade de água que permite simular diferentes cenários climáticos para avaliar possíveis respostas, contribuindo para minimizar desastres naturais e auxiliar na tomada de decisões. 

“Em Pernambuco, passamos por grandes preocupações em função da escassez de recursos hídricos agravada pelas mudanças climáticas e uso do solo. Por isso, é fundamental debater este tema e trazer ferramentas inovadoras como o SUPer para contribuir na gestão dos recursos hídricos”, afirma a professora da UFPE e coordenadora do evento Josiclêda Galvíncio.

 

Untitled Document