Untitled Document
Untitled Document
pten

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) foi um dos destaques do II Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e Inovação (SIGCI), promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) em parceria com o Grupo de Pesquisa em Inovação, Tecnologia e Território, da Universidade Federal de Pernambuco (GRITT-UFPE). A ação teve como foco a inovação inclusiva, o desenvolvimento de novos produtos e processos voltados à melhoria da qualidade de vida das pessoas situadas na base da pirâmide social (BdPS).

Na ocasião, o subgerente em inovação tecnológica do ITEP, Geraldo Pimentel, apresentou o trabalho "Concepção e implementação de um núcleo de inteligência setorial e territorial numa organização de pesquisa tecnológica", cuja autoria tamgém é assinada pelos funcionários Heitor Salvador, Osíris Fernandes, Antonio Vaz e Geraldo Magela. “O objetivo da apresentação foi ter uma primeira avaliação da proposta de implementação do Núcleo de Inteligência Setorial e Territorial, a partir da metodologia de análise das cadeias produtivas e arranjos produtivos para o sistema territorial de inovação de Pernambuco. A avaliação dos pesquisadores foi muito positiva, demostrando que o processo de desenvolvimento e implementação do núcleo está sendo conduzido adequadamente”, afirma Pimentel.

O encontro reuniu palestrantes dos Estados Unidos, Índia, África, Argentina e Brasil, fomentando a interlocução entre pesquisadores, líderes e empreendedores sociais de comunidades locais, e empresas. A ideia é que as trocas de experiências entre a comunidade nacional e internacional contribuam para um melhor aproveitamento das experiências e benefícios tecnológicos para a população da BdPS.

 

Untitled Document