Untitled Document
Untitled Document
pten

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) renovou até 2020 o contrato de uso da estação de monitoramento do sistema de localização global russo Glonass. O instituto é um dos três órgãos no Brasil (único no Norte-Nordeste) a abrigar uma estação em parceria com o governo da Rússia. O equipamento é destinado à calibração de dados, desenvolvimento de pesquisas e compartilhamento de informações técnicas, além de ser um importante componente para redução do erro de posicionamento do sistema Glonass na América do Sul.

“O ITEP é referência na área de gestão territorial e tem uma localização estratégica, o que credenciou a instituição para o projeto. Além de todo o trabalho desenvolvido, o acordo também possibilita o uso dos dados obtidos nos serviços oferecidos pelo ITEP”, pontua Aramis Leite, engenheiro cartógrafo do ITEP. 

A estação localizada no ITEP é fruto do acordo de cooperação firmado pelo governo brasileiro e a federação da Rússia, para pesquisa e utilização do espaço para fins pacíficos e para a proteção mútua de tecnologias no âmbito desta cooperação, assinado no dia 14 de dezembro de 2006. Em operação desde a década de 70, o Glonass é um sistema de navegação por satélite que possui cobertura global. Atualmente, conta com 24 satélites em órbita, que são empregados no fornecimento dos dados de posicionamento.

 

Untitled Document