Untitled Document
Untitled Document
pten

A parceria entre a academia e os institutos de pesquisa de Pernambuco vem gerando inovação, novas tecnologias e oportunidades de negócio para o Estado. O intercâmbio entre as universidades Federal de Pernambuco (UFPE), Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e de Pernambuco (UPE) e os institutos de pesquisa está sendo possível graças ao edital pioneiro da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), que possibilitou a ida de pesquisadores visitantes para desenvolvimento de projetos estratégicos nas instituições. Os resultados alcançados pelo trabalho implementado no Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) foram apresentados em seminário, nesta quinta-feira (22). 

No ITEP, são executados cinco projetos nas áreas de Engenharia Sustentável, Energia Sustentável, Engenharia e Operação de Redes de Comunicação, Gestão de Tecnologia e Inovação e Sustentabilidade em Matrizes Ambientais. O trabalho é implementado em consonância com a estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco.

“Este programa possibilitou a articulação entre universidades e institutos de pesquisa de forma sólida e permanente, tem mudado o perfil de setores de serviços tecnológicos e está totalmente integrado à construção do novo posicionamento do ITEP”, pontuou o presidente da Facepe, Abraham Sicsú. O secretário em exercício de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Leonildo Sales, destacou a importância da retomada da pesquisa no ITEP: “Esta parceria possibilitou ao ITEP reencontrar o caminho da pesquisa, que é uma missão importante e tão bem desempenhada ao longo dos seus 75 anos”.

RESULTADOS – Os pesquisadores visitantes comandaram grupos de trabalho para discutir resultados e formular propostas para agregar valor aos projetos em atendimento às demandas de mercado. Entre os principais resultados estão a inclusão de novos serviços tecnológicos (análises em água, tratamento de resíduos provenientes de estação de tratamento de esgoto para utilização em produtos da construção civil e avaliação de desempenho térmico de coletores), a estruturação de um sistema de gerenciamento de redes de computadores sensível a contexto e a construção de novas práticas de gestão de tecnologia e inovação com foco nas organizações de pesquisa tecnológica.

 

Untitled Document