Untitled Document
Untitled Document
pten

O Laboratório de Calibração e Ensaios Mecânicos (Lacem) recebeu, nesta semana, auditores da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) para reavaliação da acreditação NBR ISO/IEC 17025 nas áreas Dimensional, Força, Torque e Dureza. O trabalho foi realizado de 30 de julho a 1° de agosto pelos auditores Marcelo Steinhagen (avaliador líder), Luiz Carlos Cabral (avaliador técnico) e Clídio Richardson Gonçalves (avaliador especialista).

Foi observada a adequação do escopo acreditado à nova versão da norma 17025, de 2017, que traz a necessidade de planejamento e implementação de ações para abordagem de riscos e oportunidades com foco na otimização da eficácia do sistema de gestão, incremento dos resultados positivos e minimização dos efeitos negativos. “Acompanhamos todos os serviços previstos no programa de avaliação e podemos concluir que o ITEP atende aos requisitos da nova norma, sendo necessário alguns ajustes. Logo, recomendamos a manutenção da acreditação”, afirmou Marcelo Steinhagen.

Na próxima semana, o ITEP deverá encaminhar relatório para resolução de não-conformidades, com prazo de 180 dias para envio de evidências de implementação das ações. A equipe do laboratório e da Assessoria da Qualidade agradeceu as oportunidades de melhoria apontadas. “Vamos continuar trabalhando para manter o sistema do Lacem com maestria”, destacou a assessora da qualidade, Wedja Gomes.

 

Untitled Document