Untitled Document
Untitled Document
pten

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) ganhou menção honrosa por artigo sobre logística reversa apresentado no Epersol 2018 - Encontro Pernambucano de Resíduos Sólidos -, realizado neste mês de setembro. Elaborado por pesquisadores do Mestrado em Tecnologia Ambiental do ITEP e Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), o trabalho estudou o reuso de embalagens PET por três empresas fabricantes localizadas em Suape. 

“Verificou-se que as empresas citadas em estudo praticam o uso dessas embalagens de reuso como matéria prima, porém encontram dificuldades na aquisição desses resíduos e que a logística reversa, devido a algumas restrições por parte das cooperativas, não é possível de ser realizada na sua totalidade”, explica a Daniela de Castro, coordenadora do Programa de Pós-Graduação do ITEP e uma das autoras do artigo.

O gerenciamento da logística reversa ganhou força e maior divulgação depois que a Lei 12.305 da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) quando começou a vigorar em agosto de 2010, contudo ainda enfrenta muitos desafios. “O desconhecimento, a falta de interesse e a falta de oportunidades relatam a ausência da utilização quanto ao reuso de embalagens de PET pela sociedade”, aponta Daniele. Mais de 100 trabalhos foram apresentados no Epersol, abordando temas como educação, sustentabilidade, resíduos da construção civil, biotecnologia, logística reversa, políticas públicas, indústria e tecnologia. 

 

Untitled Document