Untitled Document
Untitled Document
pten

Referência na análise de frutas e bebidas alcoólicas e com grande atuação em Petrolina, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) participou de encontro com o objetivo de propor soluções para combater a mosca-das-frutas no Vale do São Francisco. O debate aconteceu na última sexta (14) e reuniu produtores rurais, pesquisadores, instituições e representantes de órgãos de defesa fitossanitária da Bahia e Pernambuco.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, Jailson Lira, lembrou a importância da fruticultura para a economia regional e destacou algumas das propostas apresentadas pelo grupo. “No primeiro semestre de 2018, a agropecuária registrou uma participação de 19% na economia de Pernambuco, sendo responsável pela produção de 1,2 milhão de toneladas de frutas e um superávit de R$ 3,2 bilhões por ano, somente no Vale. Para que nossa atividade continue contribuindo com o desenvolvimento regional precisamos colocar em prática as sugestões que estamos construindo aqui”, disse Jailson.

Entre as propostas apresentadas na reunião, estão a efetivação de um sistema de acompanhamento aos produtores, implantação da Área de Proteção Fitossanitária (APF), elaboração de campanhas educativas nas escolas e através da mídia, além da criação de um fundo financeiro para investir no combate à mosca-das-frutas e aperfeiçoamento da legislação vigente sobre o setor.

 

Untitled Document