Untitled Document
Untitled Document
pten

O serviço de Plano de Monitoramento Ambiental da Aquicultura realizado pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) foi acompanhado por uma das principais certificadoras do mundo na área, a Controlunion Brasil, que audita os requisitos para o selo Farmed Responsibly da Aquaculture Stewardship Council (ASC). Referência no setor, o trabalho desenvolvido pelo ITEP engloba coleta de amostras em reservatórios e estuários, análises químicas e biológicas e emissão de relatórios técnicos.

A visita foi realiza às unidades de cultivo de tilápia da empresa Neturno em Jatobá e Petrolândia com foco na avaliação do sistema de monitoramento da qualidade da água de cultivo e entorno, realizado pelo ITEP desde 2009. As coletas foram lideradas pelo engenheiro de pesca do ITEP, Glauber Carvalho, visando identificar alterações nos parâmetros ambientais ao longo de 12 horas.

A Netuno é a única empresa no Brasil a possuir o selo ASC, órgão privado que certifica cultivos que respeitam determinados preceitos de sustentabilidade definidos pelo Código de Conduta de Cultivos Responsáveis da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO/ONU). “O papel principal da ASC é gerir os padrões globais de aquicultura responsável, que foram desenvolvidos em Diálogos de Aquicultura junto ao Fundo Mundial da Natureza”, ressalta Glauber.

 

Untitled Document