Untitled Document
Untitled Document
pten

No Dia Mundial de Combate ao Uso de Agrotóxicos, 3 de dezembro, Pernambuco aportou mais um ciclo de debates sobre o tema através do Fórum de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos. Criado para funcionar como instrumento de controle social, o Fórum Nacional, existente desde 2001, contou mais uma vez com a participação do Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal, ADAGRO/PE, LabTox/ITEP, IFPE, CREA-PE, CEREST-SES/PE, APEVISA, CPRH, FioCruz, dentre outros órgãos.

O evento, que aconteceu no Auditório Eng.° Pelópidas Silveira do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), contou com a presença do Presidente do ITEP, Antônio Vaz, na solenidade de abertura. O presidente do ITEP reforçou a importância da construção de Fóruns como este e a preservação de centros de pesquisas, como é o caso do LabTox/ITEP, hoje considerado ponto de referência no Brasil em análises de resíduos de agrotóxicos.

A primeira mesa, composta pela temática “Os Agrotóxicos e seus Impactos no Processo Agrícola”, trouxe a palestra de Jurandir Barbosa Cavalcante Junior, da ADAGRO/PE, onde falou sobre a fiscalização, uso e monitoramento de resíduos de agrotóxicos em produtos de origem vegetal e os entraves na mudança de legislação. Dentro da mesma temática, a segunda palestra foi da prof.ª Rogéria Mendes do Nascimento, do IFPE, mostrando através de dados os impactos dos agrotóxicos na contaminação da produção de hortaliças no Baixo Rio Natuba, em Pernambuco. Finalizando a primeira mesa, Adélia Cristina Pessoa Araújo, do LabTox/ITEP, explicou o papel do ITEP na análise desses resíduos e a importância dessas pesquisas para a exportação e também saúde do consumidor. 

A segunda mesa, já no fim da manhã, apresentou a temática “Implicações do Uso de Agrotóxicos no Meio Ambiente e na Saúde”, trazendo como convidadas Rebeca Valença e Giselle Azevedo, CEREST-SES/PE, mostrando perfis das intoxicações exógenas por agrotóxicos e suas repercussões na saúde pública do estado. Encerrando o ciclo de debates, Vilma Ramos Cerqueira, SES-PE, falou sobre segurança alimentar e saúde. 

As temáticas foram mediadas, respectivamente, por Pedro Serafim, Procurador Regional do Trabalho em Pernambuco e Coordenador do Fórum Nacional, e Susiane Lopes, da APEVISA. O encontro também contou com as participações de André Felipe Barbosa, promotor de justiça e coordenador do FECIATPE e da Diretora Luciana Távora, representando a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado.

 

Untitled Document