• Av. Prof. Luiz Freire 700, CDU, Recife-PE
  • Seg-Sex: 08:00 - 17:00

Institucional

Instituto de Tecnologia de Pernambuco. 80 anos de geração de valor!

Com 80 anos de história, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) oferta soluções tecnológicas para diversos setores produtivos.

Desde o seu surgimento, em 13 de outubro de 1942, o instituto vem desenvolvendo serviços especializados e soluções tecnológicas inovadoras que contribuem para o crescimento econômico e social do Estado de Pernambuco.

A qualidade do serviço, a experiência aliada ao dinamismo de jovens talentos e o contínuo desenvolvimento de pesquisas e novas soluções tecnológicas foram alguns fatores que tornaram o Itep uma referência na região.

O Itep atua tanto na elaboração quanto na execução de projetos e estudos de natureza básica, aplicada e tecnológica, atendendo às principais demandas dos setores econômicos estratégicos do Estado, do Nordeste e do Brasil. O instituto também desenvolve cursos, programas e atividades de ensino em nível de pós-graduação e apoia a gestão de arranjos e cadeias produtivas locais em diferentes municípios, do Estado.

Missão

Promover o desenvolvimento e a difusão de tecnologias, bem como a inovação, para a melhoria da competitividade empresarial e territorial visando o desenvolvimento sustentável, especialmente do estado de Pernabuco.
Visão

Ser sustentávele referência em inovação e serviços tecnológicos

Valores

Excelência – Busca de melhoria contínua pela permanente análise crítica dos resultados

Ética – Prática sistemática do respeito, da seriedade e da transparência nas relações internas e externas

Responsabilidade Socioambiental – Compromisso com a melhoria do ambiente onde o ITEP/OS está inserido.

Linha do tempo

13/10/1942
Criação do Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco na forma de autarquia estadual, subordinada à secretaria de Viação e Obras Públicas (Decreto-Lei 786 de 13 de outubro de 1942).
1943
Inaugurada a primeira sede do Instituto, na avenida Conde da Boa Vista nº 428. As primeiras seções a funcionar foram as de solos e fundações, de química industrial e de materiais de construção.
1948
Itep amplia sua sede com a construção de um prédio anexo com estrutura de concreto armado e instala novos laboratórios, melhorando sua capacidade de realizar análises e provas de cargas da seção de materiais de construção.
1948
Itep assume as funções de órgão metrológico estadual.
1972
Itep consegue a cessão do terreno do Instituto de Pesquisas e Experimentação Agropecuária do Nordete (IPEANE), vinculado ao Ministério da Agricultura, na Cidade Universitária para a edificação de sua nova sede.
1976
ITEP passa a ser Fundação de Direito Público (Lei nº7.282 de 30 de dezembro de 1976), vinculado à secretaria de Indústria e Comercio, sendo depois realocado na pasta de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente.
1980
Apresentação de Plano Diretor do ITEP contemplando ações de geração de tecnologia e prestação de serviços.
1986
Itep se muda para a nova sede na Cidade Universitária.
1990
Criação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Pernabuco.
2003
Departamaneto de Hidrometeorologia de Pernambuco é transferido da Secretaria de Recursos Hídricos (extinto) para o ITEP, que passa a ser órgão oficial de monitoramento de tempo e clima, no período de 2003 a 2011.
2003
Criação da Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Ata de criação 12/06/2003)
2003
Desativação da Fundação Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco (Decreto nº 26.093 de 03 de novembro de 2003).
2003
Qualificação da Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco como organização social (Decreto Estadual nº 26.025 de 24/10/2003) .
2004
Criação de Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental (Homologado pela resolução nº524 de 29/04/2008), do conselho nacional de educação.
2011
Certificação ISO9001:2008 para prestação de serviços de ensaio Físico-Químico, Microbiológico e Ecofisiologia em Água e de Calibração de Instrumentos de medida nas grandezas Dimensional, Torque, Elétrica, Pressão e Força.
2011
Credenciamento no Ministério de Agricultura, pecuária e Abastecimento para realização de análises de resíduos de agrotóxicos em mel, creais, frutas e cachaça;
2011
Credenciamento na ANVISA/REBLAS para análise de resíduos de agrotóxicos em frutas e verduras.
2011
Habilitado pela ANVISA/REBLAS para monitoramento da qualidade de água destinada aos serviços de saúde (hemodiálise e consumo humano)
2011
Unidade de Tecnologia Habitacional é acreditada como instituição técnica avaliadora (ITA) do sistema nacional de avaliação técnica (SINAT) com escopo em sistemas construtivos inovadores.
2012
Estatuto aprovado em 21 de maio de 2012 definindo a missão e os objetivos sociais do Itep, mantendo a instituição fiel a seu propósito permanente de gerar e difundir conhecimentos científicos e tecnológicos.
2022
80 anos de geração de valor!


Objetivos Estratégicos
  • Formular e executar projetos, promover e realizar estudos e pesquisas de natureza básica, aplicada e tecnológica nas áreas de sua competência, visando a geração de soluções tecnológicas inovadoras para o desenvolvimento da sociedade;
  • Promover e realizar treinamentos e cursos de formação e atualização profissional e tecnológica, bem como instituir e manter cursos de pós-graduação strictu sensu;
  • Gerar e difundir tecnologias, apoiar a proteção da propriedade industrial, estimulando o avanço tecnológico, a modernização e melhoria da qualidade dos serviços e bens produzidos na Região;



  • Prestar serviços tecnológicos especializados a empresas e entidades públicas ou privadas e à sociedade em geral;
  • Promover o empreendedorismo e a inovação, através de processos de incubação de empreendimentos de base tecnológica;
  • Desenvolver os arranjos e cadeias produtivas locais, atuando, conjuntamente com suas gestões, para modernização e integração tecnológica, tanto no âmbito do Estado como da Região.

Itep em Números

Confira abaixo os principais indicadores do Itep em 2022
401 +
Clientes atendidos
3.786 +
Análises e ensaios realizados
4.186 +
Relatórios e pareceres emitidos

Antônio Vaz | Presidente

Antonio Vaz é diretor presidente do ITEP desde 2016. Graduado em Engenharia Elétrica/Eletrônica pela UFPE, tem mestrado em Engenharia Elétrica (UFPE) e doutorado (sanduíche) em Geografia (UFPE – National Chiao Tung University, NCTU, Taiwan). Já atuou como professor universitário, foi analista em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI), coordenador voluntário do NEO – Cluster de Fotônica e Eletroeletrônica de Pernambuco, gerente-geral de Política e Planejamento Estratégico da extinta Secretaria estadual de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE), coordenador de Desenvolvimento de Tecnologias do Cetene, e diretor de Negócios do Nectar – Núcleo de Empreendimentos em Ciência, Tecnologia e Artes. Também foi diretor executivo da Holding Tech Consultoria Ltda e diretor executivo da Optanica – Optoeletrônica Orgânica Ltda>>> Currículo Lattes.

Osíris Fernandes | Diretor de Marketing

Osíris Fernandes é diretor de marketing do ITEP desde 2016. Graduado em Turismo pela UNICAP, tem mestrado em Gestão de Turismo pela Beijing International Studies University, BISU, China e Doutorado em Administração pela UFPE. Já atuou como assessor técnico no ministério da educação e ensino superior de Cabo Verde, professor universitário nas áreas de gestão de inovação e tecnologia e empreendedorismo (Brasil, Cabo Verde, China), assessor técnico do Parque Técnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas – Parqtel. Também atua como pesquisador do Instituto de Estudos da Ásia e do Lócus de Investigação em Economia Criativa na UFPE >>> Currículo Lattes.

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
  • Attributes
  • Custom attributes
  • Custom fields
Compare
Wishlist 0
Open wishlist page Continue shopping