Programa UC Pernambuco inicia trabalhos em quatro Unidades de Conservação da região de Suape

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS-PE) encerra, na próxima terça-feira (30), o cronograma de lançamentos do Programa UC Pernambuco nos territórios da Região Metropolitana do Recife. Um webinário apresentará as metas de trabalho para quatro Unidades de Conservação (UCs) localizadas nos municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. O evento será transmitido pelo YouTube, a partir das 10h, no canal da Semas-PE e o formulário para receber um lembrete com o link no dia anterior ao encontro já está disponível (https://forms.gle/BtBmgf83otKVLhGq9).
Contratado pela Semas para execução do Programa, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) ficará responsável pela elaboração de diagnósticos socioambientais, planos de manejo e abordagens sobre conselhos gestores, além da indicação de oportunidades de corredores ecológicos para as quatro UCs. O “Agrupamento Suape” abriga os Parques Estaduais (PEs) Mata de Duas Lagoas e Mata do Zumbi, a Floresta Urbana (FURB) Camaçari e a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Ipojuca-Merepe, sendo as três primeiras inseridas no município do Cabo de Santo Agostinho e a última delas em Ipojuca. O trabalho conta ainda com a atuação conjunta da empresa PLANTUC – Projetos Socioambientais, que atuará nesse agrupamento.
AGENDA – O Programa ainda abrirá nova frente de ação já no próximo mês. Os trabalhos vão ganhar mais corpo com a realização das Oficinas de Diagnósticos Participativos junto aos atores sociais envolvidos direta ou indiretamente com as Unidades de Conservação dos agrupamentos Aldeia e Litoral Sul, como moradores, pescadores, comerciantes, ambientalistas, pesquisadores, agricultores, lideranças comunitárias e entidades representativas do poder público e da sociedade civil. Os encontros servirão para fazer, junto à comunidade local, um levantamento das principais características socioambientais, assim como as problemáticas e potencialidades de cada UC.
PROGRAMA – O Programa UC Pernambuco é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e recebe recursos provenientes da compensação ambiental arrecadados pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), órgão responsável pelo gerenciamento das Unidades de Conservação no Estado. O objetivo é a promoção de soluções integrados no que diz respeito à gestão ambiental de UCs. Ao todo, serão contempladas 47 unidades, distribuídas por 35 municípios, localizadas em áreas dos biomas Caatinga e Mata Atlântica e ecossistemas associados, que estão divididas em agrupamentos para execução do programa.
Serviço:
30/11 – Webinário de Lançamento Programa UC Pernambuco – Agrupamento Suape
Hora: a partir das 10h
Local: Canal da SEMAS/PE no YouTube (https://www.youtube.com/semaspernambuco)