Your Trusted 24 Hours Businext Service Provider !

Notícias Itep

Programa UC Pernambuco promove Oficina Participativa para Agrupamento Aldeia

Programa UC Pernambuco promove Oficina Participativa para Agrupamento Aldeia

O auditório do Parque Estadual Dois Irmãos (Pedi) foi palco, nesta quinta-feira (09), da segunda Oficina de Diagnóstico Socioambiental Participativo promovida pelo Programa UC Pernambuco. Desta vez, a equipe do Programa ouviu e discutiu com cerca de 30 pessoas, envolvidas direta e indiretamente, sobre a realidade de duas importantes Unidades de Conservação pertencentes ao bioma Mata Atlântica, que envolve a APA Aldeia-Beberibe, que abrange os municípios de Recife, Camaragibe, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Araçoiaba, São Lourenço e Paudalho, e o Refúgio da Vida Silvestre (RVS) Mata de Miritiba, localizado em Abreu e Lima.

Durante o encontro, com bastante movimentação dos participantes, foram repassadas informações importantes das duas UCs, que vão servir de subsídio para a equipe do Programa realizar um levantamento mais detalhado das principais características socioambientais, assim como as problemáticas e potencialidades de cada UC. Os resultados dessa oficina servirão de instrumentos para a atualização do Plano de Manejo da APA Aldeia-Beberibe e a elaboração do Plano de Manejo do RVS Mata de Miritiba. Os trabalhos no “Agrupamento Aldeia” estão sendo executados pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), de forma articulada com o Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan).

Ao longo da Oficina, durante a fase de discussões, os representantes da APA Aldeia-Beberibe demonstraram uma grande preocupação com a possível implantação da rodovia Arco Metropolitano Norte e da Escola de Sargentos do Exército na área da UC. O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (SEMAS-PE), José Bertotti, presente no evento, informou que os projetos ainda não foram submetidos para licenciamento ambiental e que, uma vez submetidos, serão analisados segundo as leis vigentes buscando o mínimo impacto ambiental.

APA ALDEIA-BEBERIBE – Possui 31.634 hectares e foi criada em 2010 com o objetivo de proteger os recursos hídricos, as espécies da fauna e da flora da Mata Atlântica raras e ameaçadas de extinção, como também promover a melhoria da qualidade de vida da população que habita a UC e seu entorno, visando ao convívio respeitoso e sustentável com a natureza. A reserva já possui Conselho Gestor e Plano de Manejo, que será atualizado pelo projeto, no âmbito do Programa UC Pernambuco.

MATA DE MIRITIBA – Titulada em 1987 como Reserva Ecológica e recategorizada em 2011 como Refúgio da Vida Silvestre (RVS), possui 273,4 hectares e está situada no extremo oeste do município de Abreu e Lima. A UC está inserida na bacia hidrográfica do Rio Botafogo e é constituída por remanescente do bioma Mata Atlântica, apresentando como critérios de preservação a proteção do sistema hidrográfico e proteção do relevo e do solo.

PROGRAMA – O Programa UC Pernambuco é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e recebe recursos provenientes da compensação ambiental arrecadados pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), órgão responsável pelo gerenciamento das Unidades de Conservação no Estado. O objetivo é a promoção de soluções integrados no que diz respeito à gestão ambiental de UCs. Ao todo, serão contempladas 47 unidades, distribuídas por 35 municípios, localizadas em áreas dos biomas Caatinga e Mata Atlântica e ecossistemas associados, que estão divididas em agrupamentos para execução do Programa.

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
  • Attributes
  • Custom attributes
  • Custom fields
Compare
Wishlist 0
Open wishlist page Continue shopping