Untitled Document
Untitled Document
pten

O Sistema Brasileiro de Tecnologia (SIBRATEC) tem como objetivo apoiar o desenvolvimento tecnológico das empresas brasileiras, contribuindo para a melhoria da qualidade dos produtos colocados nos mercados interno e externo e dando condições para o aumento da taxa de inovação das empresas. Entre os benefícios trazidos para as empresas estão o aumento do valor agregado de faturamento, produtividade e competitividade no mercado. 

Operado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o SIBRATEC é um instrumento de articulação e aproximação da comunidade científica e tecnológica com as empresas. Seu vetor condutor é a demanda empresarial. Nesse sentido, as ações do Sistema buscam atender às necessidades de desenvolvimento tecnológico e implantar a cultura da inovação nas empresas brasileiras, principalmente micro e pequenas.

Em Pernambuco, o atendimento é realizado pelo ITEP em conjunto com as instituições conveniadas que compõem a RETEP, sendo elas: ITEP, CETENE, UFPE, SEBRAE, IEL e Porto Digital. Instituições conveniadas financiadoras: FINEP, Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI). Instituições conveniadas fomentadoras: CNPq e Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O atendimento destina-se a solucionar pequenos gargalos na gestão tecnológica, na adaptação de produtos e processos, e na melhoria da gestão da produção das micro, pequenas e médias empresas (MPME). São priorizados no atendimento em Pernambuco as (MPME) localizada nos seguintes Arranjos Produtivos Locais.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

- Gesso – Polo Gesseiro do Araripe

- Alimentos e Bebidas - Laticínios e microcervejaria;

- Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

- Confecção 

- Metalmecânica.

 

Os atendimentos tecnológicos às MPMEs têm valor máximo de R$ 27 mil, obedecida a seguinte distribuição: SIBRATEC/FINEP aporta no máximo 70%; a SECTI, 20% no mínimo; e as micros, pequenas e médias empresas beneficiadas, no mínimo 10%.

 

MODALIDADES

- Atendimento em extensão tecnológica para adequação de produto para o mercado interno e externo

- Atendimento em extensão tecnológica gestão do processo produtivo

- Atendimento em extensão tecnológica tecnologias mais limpas.

 

Untitled Document