Webinário marca lançamento do Programa UC Pernambuco nos territórios

“A partir de agora, estamos dando um importante passo na gestão da nossa biodiversidade, quando focamos naquilo que é uma das responsabilidades fundamentais do sistema estadual de meio ambiente e sustentabilidade, que é o cuidado com as nossas unidades de conservação”. Foi com essa ênfase que o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, abriu, na manhã desta terça-feira (21), os trabalhos do webinário que marcou o lançamento do Programa UC Pernambuco efetivamente nos territórios.
Nesta etapa, serão realizados os estudos ambientais de seis unidades de conservação (UCs) do litoral sul do Estado, localizadas nos municípios de Tamandaré, Sirinhaém, Rio Formoso, Barreiros e Ipojuca. Serão coletadas informações para criação e/ou revisão de Diagnósticos Socioambientais Participativos, Planos de Manejo e abordagens sobre Conselhos Gestores, além da indicação de oportunidades de Corredores Ecológicos.
O “Agrupamento Litoral Sul” abrange as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) de Guadalupe, Sirinhaém, Marinha Recifes Serrambi, Estuarina do Rio Formoso, Estuarina do Rio Carro Quebrado, Estuarina dos Rios Sirinhaém e Maracaípe. No caso da APA de Guadalupe, que já possui Conselho Gestor e Plano de Manejo, será realizada a atualização do diagnóstico socioambiental e do instrumento de gestão, enquanto nas APAs Estuarinas será realizada, apenas, a etapa de diagnósticos.
O evento contou, ainda, com a participação de representantes da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), empresa contratada pela Semas/PE para executar o projeto, do Instituto Recifes Costeiros (IRCOS), instituição que ficará responsável pela mobilização social e por trabalhar os diagnósticos, que subsidiarão as demais etapas do projeto, apontando elementos fundamentais para os Planos de Manejo de cada UC, das prefeituras dos municípios envolvidos e de membros da sociedade civil.
AGENDA – Na próxima quinta-feira (23), a partir das 10h, será realizado um novo webnário para apresentar os trabalhos que serão realizados nas UCs do Agrupamento Metropolitano Norte, envolvendo três florestas urbanas (Mata de São Bento, Mata de Jaguarana e Mata do Janga) situadas nos municípios de Abreu e Lima e Paulista. O evento será transmitido pelo YouTube nos canais da Semas-PE e do Itep/OS.
Para ter direito ao certificado, é preciso se inscrever pelo link:
https://www.sympla.com.br/lancamento-do-programa-uc-pernambuco-no-agrupamento-metropolitano-norte__1344001