Antes mesmo de Pernambuco se consolidar como um polo de tecnologia e economia criativa, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) já investia nesse setor, apoiando o desenvolvimento de empresas de base tecnológica e fomentando a cultura empreendedora no estado. Em 1990, tornou-se pioneiro ao abrigar a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Pernambuco (Incubatep).
A Incubatep surgiu através da colaboração de diversas instituições, incluindo a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade de Pernambuco (UPE), o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), o SEBRAE, a Sudene, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia. O ITEP expandiu sua rede de incubadoras, incluindo unidades nos municípios de Caruaru (ITAC), Serra Talhada (Incubadora do Pajeú) e Petrolina (INVASF).
Além de fornecer infraestrutura física de apoio às empresas incubadas, o Itep oferece atividades de capacitação técnico-empresarial, preparando as empresas para o mercado e contribuindo para o fortalecimento da economia de Pernambuco. Com mais de 120 empresas graduadas, o Programa de Incubação de Empresas do Itep tem cumprido sua missão estratégica de desenvolver empresas de base tecnológica, promovendo a disseminação do empreendedorismo e da inovação em diferentes regiões de Pernambuco, gerando renda e empregos especializados e convencionais.
O programa de incubação de empresas do ITEP é voltado a projetos relacionados às tecnologias para a sustentabilidade ambiental com foco nas seguintes áreas:
ITEP-PE © Copyright 2024 – Todos os Direitos Reservados