O Núcleo de Gestão Territorial Sustentável (GTS) tem em sua essência o desenvolvimento de soluções de Geoinformação como um vetor para a promoção de um ambiente econômico e sustentável nas cadeias produtivas, focando no aumento da competitividade empresarial e no fortalecimento dos territórios.
É composta por uma equipe multidisciplinar, com profissionais especializados, com uma base sólida e com conhecimentos para atender as demandas dos setores produtivos a partir da realidade de cada território.
Dentre o seu portfólio de serviços, destacam-se o mapeamento e levantamento de dados das mais diversas cadeias produtivas, tais como: apicultura, caprinovinocultura, gesso, aquicultura, laticínios, polo têxtil e o desenvolvimento de Sistemas de Inteligência Geográfica como apoio à gestão e tomada de decisão.
A GTS também é responsável no ITEP pelo gerenciamento da Estação GLONASS, Sistema Global de Navegação por Satélite Russo, alocada no Instituto, terceira instalada no Brasil e que atualmente compõe uma rede de 05 estações no Brasil.